quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Marrakech-Salé-Tanger

8º Dia Marrakech
É realmente outro mundo!
Recomendamos a todos uma visita, um pouco mais prolongada que a nossa a esta cidade. A praça central é qualquer coisa de fenomenal. Gigantesca, multicultural, cheia de vida e cores que só em Marrocos conseguimos encontrar.
Tudo o que queremos encontrar existe aqui!
Cafés com gente bonita, bons restaurantes, especiarias, tudo!
Só visto!
O trânsito é qualquer coisa de invulgar, estes marroquinos são uns loucos! A verdade é que não vimos acidentes a não ser uns rapazes de mota que ao virar uma esquina, levaram com a porta de um carro que se abriu de repente sem estes terem tempo para se desviarem e no momento do embate lá foi o rapazinho que ia atrás na mota parar ao meio do chão. Nada de especial, nada que um cumprimento não resolva, umas palmadinhas nas costas e é vê-los a seguir viagem.

9º Dia- Saída de Marrakech- Direcção Salé

Não foi um dia muito bom!
A saída do hotel prometia. Um desaguizado com o guarda que queria uma pipa de massa por ter estado a guardar as motas durante a noite!
Perdemo-nos à saída desta cidade, como já vem sendo hábito.
O inevitável aconteceu.
Não foi a dor de barriga, que temos conseguido evitar desde que chegámos, não foi nenhuma avaria nas motas (um medo que temos desde o inicio da viagem), foi mesmo, a famosa poça de óleo! Mesmo à saída de uma rotunda, num sítio onde não podemos escapar. Ali estava ela e se um passou o outro não escapou e foi vê-lo a ir sentir de perto a rigidez do alcatrão Marroquino!
Enfim, são coisas que acontecem. Felizmente ninguém se magoou e nem a mota ficou muito danificada. Assim ao menos uma delas vem com marcas da viagem!!!
O dia realmente não estava a começar muito bem, mas quando pensávamos que não podia piorar…
Andámos numa autoestrada cerca de 150Km sem encontrar uma bomba de gasolina, coisa que para nós é perigoso pois as nossas motas têm uma autonomia de cerca de 150Km, precisamente. Não tínhamos as nossas reservas cheias pois numa paragem anterior obrigaram-nos a despeja-las! Portanto, fui o primeiro a ficar sem gasolina e logo numa auto estrada! Lá segui viagem por mais 2 Km com a mota do Miguel até esta também ficar sem gasolina, mesmo antes da placa a avisar que faltava 1 Km para a próxima estação de serviço.
 Como o garrafão da mota do Miguel ainda tinha um bocado no fundo, tive de arranjar forma de  o vazar para o depósito e lá consegui chegar á bomba( Um bocado ao estilo do Bear Grylls. Depois, bem ao estilo marroquino foi vê-lo a fazer inversão de marcha na AE para voltar para trás á procura do motard perdido!
Tudo pronto e seguimos viagem!
Cerca de 150Km depois lá estávamos nós a pôr gasolina outra vez e de novo um episódio para nos fazer perder a pouca paciência que á tinhamos. Na altura de pagar,     “ não aceitamos cartões estrangeiros!”. “ E agora, que fazemos”, “Tentamos pagar em euros, que eles devem aceitar”, e assim foi.
Uns Km a seguir lá estávamos no mesmo filme! Agora nas portagens!
Mas como o dia estava a correr tão bem, outro dos nossos receios tornou-se realidade, agora sim um dos mais graves, uma AVARIA a sério. A minha mota ao chegar a Salé foi-se abaixo e nunca mais trabalhou! Seguiram-se várias tentativas para pedir ajuda até que um empreiteiro de seu nome Mustafá parou e deu-nos uma boleia até ao centro da Vila para que ali fosse mais fácil explicar à assistência o sítio onde estávamos. Que viemos a constatar um pouco depois que de nada valia.
Como é de esperar a companhia de seguros tranquilidade, menciono o nome pois estou realmente aborrecido com eles, não cobria a totalidade dos encargos. Eu até tive o cuidado de antes de sair de Portugal ir até uma agência perguntar se tinha de pagar alguma coisa mais por ir para o estrangeiro, pois ia para Marrocos e queria ter a certeza de que se algo acontecesse estaria descansado com a assistência em viagem, foi-me transmitido que não haveria problemas pois tinham acordos com o país para onde ia viajar e se fosse preciso eles tratariam de tudo! Está visto que afinal não é bem assim!
Quando telefonei para pedir um reboque, fui avisado que a Tranquilidade, que de Tranquilidade para os clientes só tem mesmo o nome, só pagaria até um limite de 125€ e que de Salé até Tanger, já a contar com o parte que a companhia segurava eu tinha de pagar ainda 2500Dirham, um ROUBO.
Agradeci. Era o que me restava fazer!
O Mustafá, com a sua gentileza marroquina, ofereceu-se para nos levar até Tanger por 1500DRH, uma diferença considerável e assim foi, fomos de boleia com as motas em cima da Toyota do rapaz até Tanger.
 Episódio da viagem na Toyota: O Mustafá durante um caminho longo em que se falava desde árabe, português, espanhol, francês e inglês, para ver se nos entendiamos, descobre um frasco de desodorizante, numa das suas incursões às costas do miguel e ao tentar borrifar para o ar, não repara que o frasco está virado para ele e o pior acontece, borrifou directamente para os próprios olhos, não sabemos porquê mas aconteceu e pior aconteceu a cerca de 120Km por hora!!! Foi um sufoco, não só pelo cheiro do dito desodorizante que era de uma qualidade inimaginável bem como pelos sucessivos SSSS que a carrinha fez enquanto o atrapalhado Mustafá esfregava os olhos numa tentativa de aliviar o ardor que possivelmente sentia!!!!
Como a sorte neste dia estava do nosso lado, chegámos a Tanger às 22:15 e o último barco para Tarifa tinha partido às 22:00. Fantástico!!!!
Fomos para a fronteira e perguntamos se podíamos montar acampamento ao pé da policia pois tínhamos montes de coisas em cima das motas e estas não trabalhavam, para podermos ir procurar um hotel para passar a noite!
Assim foi-nos permitido instalarmo-nos a nós e mais o resto das nossas coisas à entrada do barco até de manhã!
A nossa aventura terminou com uma noite bem passada na Fronteira a dormir dentro da tenda enquanto iam chegando centenas de pessoas para tentar atravessar para a Europa no dia seguinte! A estas pessoas deixo aqui um conselho, não façam seguros na Tranquilidade!
Abraços
Hugo e Miguel