quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Marrocos... Finalmente...

1º dia de viagem em Marrocos, desembarcamos em Tanger, no que foi uma viagem supersónica aquando comparada com os Km que fazemos num dia. Mas…
Tanger!!! Apesar de tudo o que tínhamos lido acerca da fronteira, acho que nunca ninguém deixa de ficar surpreendido com o ritmo dos Marroquinos. Eles até são despachados em alguns aspectos, mas são mesmo rápidos é com as mãos. Os nossos passaportes passaram com uma tal velocidade das mãos de uns para os outros, que nós já nem sabíamos a quem os voltar a pedir!
Depois de entrarmos em solo marroquino e bebermos o nosso primeiro chá foi sempre a rolar. Andamos tão depressa que só fomos abrandados pela policia, que constantemente nos manda parar, ou a perguntar de onde somos e que motas são aquelas ou a afirmar com direito a  código da estrada em árabe  que não podemos circular naquela estrada. Enfim …
Primeira noite em Marrocos:
Como estamos numa de aventura rolamos até de noite sem grandes preocupações, passamos por Larache, por Rabat, onde cumprimentámos o nosso amigo “Rei” e fomos dormir a Mohammedia, onde encontrámos um Parque de Campismo bem animado. Tentámos dormir cedo mas não era de todo possível pois tínhamos como vizinhos dois Belgas de viagem até África do Sul (durante 6 meses!!!) e um Francês, aspirante a jornalista a viajar por Marrocos durante 4 meses, que eram a animação do referido parque. Entre muita conversa e muita bebida, fomos dormir.
2º Dia
Partimos por volta das 9 da manhã, ainda os nossos companheiros noctívagos estavam, achamos nós a dormir.
Partimos rumo a Casablanca, onde nos perdemos e desistimos de visitar esta quase Capital Europeia e continuamos viagem. Seguimos sempre com o Sul na mira, e fomos passando por diversos sítios bem engraçados, parámos em El Jadida, uma cidade á beira mar com uma comunidade pesqueira considerável, como nunca tínhamos visto. Eles eram bastantes, todos dentro de água nas sua bóias de camião!!! Não haja qualquer tipo de dúvida. São um povo bastante desenrascado. A partir de El Jadida foi sempre a andar numa estrada como as que esperávamos encontrar por estas bandas. Solarenga, estreita, com muito marroquino louco a fazer avarias que no nosso Poortugal dos pequeninos quase que aposto que davam pena de morte, ou mais! Estamos neste momento num parque de campismo em Safi. Fomos jantar a um restaurante na Medina, muito típico, onde só estávamos nós, a cozinheira, o gato da limpeza (varria tudo o que caia!!!) e o cobrador que também era o chefe de compras, pois quando fizemos o pedido saiu a correr para a banca mais próxima para comprar o que era preciso para confeccionar as nossas Tagines. O engraçado é que estávamos com algum medo e só pedimos uma dose para os dois. Mas depois de provarmos e ver que era um manjar dos Deuses, decidimos pedir outra dose, sendo que o chefe de compras teve de fazer tudo de novo!

3º Dia
Não começou tão cedo como queríamos. O optimismo que mantínhamos sobre a questão de levantar cedo e cedo erguer, está a esmorecer! O dia correu bem, partimos de Safi por volta das 10:30, um tormento para engº Miguel. A razão de tão tardia saída foi porque o parque de campismo onde pernoitámos mais parecia um jardim zoológico, eles eram gatos, cães, pavões etc, e como resultado de uma noite de euforia com os novos vizinhos fomos apaparicados pelos nossos amigos animais com um festim de M____, C________.
Depois de mais ou menos 150 Km, parámos para almoçar em Essouira, conforme planeado. Uma cidade bem engraçada onde nos mantivemos fiéis as Tagines…
Depois de almoço arrancámos e foi vê-los a varrer Km, andámos nas montanhas do Atlas, onde descobrimos paisagens fantásticas, estradas onde era preciso muita perícia, coisa que nós temos aos montes! Tanta que até numa dessas estradas, com a nossa velocidade estonteante, fomos mandados parar pela policia local que nos mostrou que íamos em excesso de velocidade”79Km/Hora”. E esta heim. Mais uma vez o futebol foi a salvação, mais precisamente o nosso querido amigo Cristiano Ronaldo, a quem desde já deixamos aqui o nosso muitíssimo obrigado.
Fomos passando várias povoações até chegar a Agadir, terra de muito surf, gente mais bonita, dentro do possível e cheeseburguers!
Até amanhã…