quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

4º Dia A caminho de Tan Tan

4º Dia
Saída de Agadir. É realmente uma cidade muito maior do que as que temos visto. Parámos num supermercado para abastecer de duas formas, comer para as nossas refeições ambulantes, que acontecem sempre que não encontramos um restaurante que satisfaça os nossos requisitos (para quem nos conhece sabe que a bitola não está muito alta, mas mesmo assim!) e gasoline sin plomp para as nossas máquinas.
Seguimos viagem bastante mais carregados e ainda por cima com sacos do continente que não dão jeitinho nenhum para arrumar!
Passámos por muitas vilas e aldeias mas não parámos em quase nenhuma a não ser para abastecer, 2x e para almoçar em Sid Ifni, onde antes de pararmos as motas durante os nossos 20 minutos sagrados para “encher a mula”, fomos novamente mandados parar pela policia desta vez para servirmos de exemplo para uma campanha rodoviária que estavam a fazer, pois nós como bons motociclistas e cumpridores do código da estrada circulávamos com o capacete colocado! Hábito que os Marroquinos não têm.
Fizemos a nossa primeira paragem numa oficina, que mais pareceu um Pit Stop, dada a rapidez com que nos desenrascaram. Também é verdade que o problema não era nada de sério, mas mesmo assim gostamos de ver a prontidão e atitude desta malta.( problema: em andamento saltou um parafuso do espelho retrovisor da máquina do Miguel, o que para ele é sem sombra de duvida um tormento, dadas as vezes que ele olha para o mesmo por minuto).
Ao chegar a Tan Tan, fomos mandados parar de novo desta vez à séria, com pompa e circunstância, pois estivemos mais de 20 minutos a tentar comunicar com os Srs. Agentes da Autoridade que não largavam os nossos passaportes, por nada. Quando nos deixaram entrar na Vila, nem  tivemos tempo de aquecer o banco, pois mais uma vez, os Tugas anarquizaram na Pátria do Rei Mancatlas. Em vez de pararmos num sinal de Stop, abrandamos como é nosso hábito em Portugal!!!! Constatamos que podíamos passar em segurança e avançamos, 50 metros depois estávamos encostados com outro Agente da Autoridade a pregarnos com uma multa de 700DHR.
Seguem algumas da frases mais ouvidas naqueles segundos:
Ça va bien!
Agente da Autoridade num francês que a nós nos parecia perfeito
Não tô ta perceber!
……. Ag. Aut. ….700DHR
Ça va
……..Ag. Aut………
O quê, não to a perceber este c____!
Acho que está a dizer que são 70 DHR, ri-te e vamos mas é pagar para irmos embora daqui…
Ag. Aut. 700DHR…….. no 70DHR, 700DHR( e nisto baixou-se e faz um 700 no chão)…
Não pode ser…E agora… ri-te e pede desculpa…
Li algures antes de vir que um sorriso fora de Portugal pode ser a nossa melhor arma! E não é que resultou.
Seguiram-se os convenientes agradecimentos, com muito Salam e mãos no peito e lá seguimos viagem.
Neste momento já sei que em Portugal está a chover a cântaros mas para fazer um bocadinho de inveja vou dizer que estamos num camping de frente ao mar, onde só se ouvem as ondas e estamos de t-shirt e chinelos, o que para o resto dos campistas deve estar a ser um verdadeiro tormento.
Beijinhos e abraços…
Hugo e Miguel